A OLIMPÍADA MAIS SUSTENTÁVEL DA HISTÓRIA
- Givago Ribeiro BR
- 27 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Ainda antes dos jogos começarem, o Comitê Organizador divulgou um parecer do que pretender fazer em relação a sustentabilidade dos Jogos, que mostra detalhes do que planeja entregar. Segundo o relatório, o objetivo de Tóquio 2020 era atingir 100% de energia renovável para a eletricidade usada para abastecer todas as instalações olímpicas, através de fontes de energia renováveis.
Medalhas e pódios reciclados

Ainda em 2020, os organizadores da Olimpíada de Tóquio-2020 anunciaram mais uma ação para tornar os Jogos um exemplo de sustentabilidade. Eles convocaram a população japonesa para entregar resíduos domésticos plásticos. O principal objetivo era reciclar este material para produzir o pódio das cerimônias de medalhas olímpicas e paralímpicas. Também houve a colaboração de instituições educacionais e lojas que vendem aparelhos eletrônicos por dois anos, entre 2017 e 2019, o Comitê Organizador conseguiu reciclar 100% da quantidade de metal necessária para a produção de 5.000 medalhas de ouro, prata e cobre.
Energia limpa
Seguindo o propósito de ter a mais sustentável olimpíada, o total de carbono produzido por Tóquio 2020 é estimado em 2,73 milhões de toneladas, redução de 280 mil toneladas após a implementação de medidas de prevenção e redução. Para que isso aconteça, o Comitê Organizador fará uso de energia renovável, veículos de baixa poluição e com baixo consumo e a adoção de instalações de economia de energia. “Rumo ao carbono zero”, essa é a mensagem dos representantes de Tóquio 2020, uma resposta frente à mudança climática.
A empresa Toyota, que é patrocinadora dos jogos, forneceu mais de 3 mil veículos movidos a energia elétrica, o que vai diminuir e muito a emissão de CO2, durante a competição.
Curiosidades

Em algumas instalações da Vila Olímpica de Tóquio, o Governo utilizou energia de hidrogênio para emitir menos poluentes. Nos quartos dos atletas, as camas foram feitas de papelão reciclado. Os vídeos dos atletas geraram muitas curiosidades na internet, sobre a resistências e a qualidade das camas, o que foi comprovado pelos próprios atletas. Segundo os organizadores, a cama suporta até 200kg.
Ainda sobre as curiosidades desses jogos, a tocha olímpica foi feita com o alumínio que veio de casas temporárias construídas para os desabrigados do terremoto de 2011.
Carro a hidrogênio

Dentro os veículos da empresa esta o Toyota Mirai, ele converte hidrogênio em eletricidade em processo que libera apenas vapor de água.
Este modelo é equipado com uma célula de combustível, que produz uma reação química entre o oxigênio e o hidrogênio para gerar a eletricidade que movimenta o carro. O subproduto desta reação é apenas água. Ao invés de gerar CO₂, o carro despeja um pouco de água ou vapor d'água.
Comments