COMISSÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS OUVE ADVOGADA AMBIENTALISTA
- Givago Ribeiro BR
- 22 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Para dar sequência aos trabalhos, a Comissão Especial de Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Santa Maria, que tem por finalidade acompanhar o processo de licitação para o serviço de coleta e destinação dos resíduos sólidos no município, na manhã desta sexta-feira (22), recebeu no Plenário da Câmara, a professora e advogada ambientalista e criminal, Drª. Luiza Rosso Mota que abordou a temática Logística Reversa e Sustentabilidade.
A especialista iniciou sua fala com uma provocação a respeito do cenário ambiental atual e indagou “Nós poderíamos dizer que estamos em uma crise ambiental?”. Na sequência a Drª Luiza apresentou aos parlamentares dados a respeito do panorama dos resíduos sólidos no Brasil em 2020, que aponta que os brasileiros produzem 1,52 milhões de toneladas por semana de lixo, o equivalente a quase sete navio de cruzeiros.
A integrante da Comissão Especial de Direito Ambiental da subseção de Santa Maria, trouxe ainda dados da produção de plástico, onde mostra que das 11,3 milhões de toneladas geradas, apenas 1,3 foram reciclados em território nacional, e a cada 72,7 milhões de toneladas de lixo coletados, cerca de 29,5 milhões são descartados incorretamente em aterros e lixões.
Por fim frisou que, Santa Maria precisa de um Plano Municipal Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos específicos que contemple e auxilie os catadores. “Os catadores são agentes ambientais da sociedade”, finaliza a professora.

O presidente Givago Ribeiro (PSDB), ponderou o avanço da Comissão em relação às informações já coletadas com os encontros e visitas técnicas in loco nas cooperativas e entidades de Santa Maria. De forma objetiva agradeceu a presença e contribuição da Drª Luiza Mota com a temática apresentada, e disse que os esclarecimentos versados na oportunidade enriquece a construção do parecer a ser encaminhado a equipe técnica de elaboração do termo de referência da prefeitura. A reunião contou também com a presença de representantes de entidades ligadas ao tema.
A Comissão é composta pelos vereadores Givago Ribeiro (presidente), Danclar Rossato (vice-presidente) e Ricardo Blattes (relator).
Texto: Márcio Fontoura
Fotos: Gabriel Haesbaert







Comentários