top of page

COMISSÃO ESPECIAL REALIZA VISITA TÉCNICA NA EMPRESA MARINGÁ METAIS

  • Foto do escritor: Givago Ribeiro BR
    Givago Ribeiro BR
  • 24 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Foto: Gabriel Haesbaert

Para dar continuidade nos trabalhos, a Comissão Especial de Resíduos Sólidos, da Câmara de Vereadores de Santa Maria, presidida pelo vereador Givago Ribeiro (PSDB) e formada para acompanhar e fiscalizar o processo de licitação para o serviço de coleta e destinação dos resíduos sólidos na cidade, visitou na manhã desta sexta-feira (24), as dependências da Maringá Metais, empresa que realiza reciclagem de metal, eletrônicos, vidros, entre outros materiais.


O que são e quanto tempo leva para decompor?

Os metais são materiais utilizados em nosso dia-dia, e podem ser classificados em dois tipos: ferrosos (aço, carbono, aço-liga, ferro, forjado e ferro fundido) e os não-ferrosos (alumínio, cobre, chumbo, zinco e lata). O alumínio, cobre, aço e ferro passam por um processo de reciclagem diferente dos demais, já que são considerados os quatro principais metais que podem ser reciclados. Além dos metais, o vidro também leva muito tempo para se decompor, mais de MIL anos.


Resistentes e duráveis, caso sejam descartados no meio ambiente, podem levar mais de cem anos para sua decomposição. Por isso, a destinação correta proporciona benefícios quando se aplica à reciclagem, visto que esses materiais podem ser 100% reutilizados, e o processo pode ser feito várias vezes, sem que haja perca total das propriedades do material.

Além de ser uma das formas sustentáveis de produzir e gerenciar esses objetos, a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas que atuam em indústrias, cooperativas e coleta seletiva de materiais recicláveis em Santa Maria.


A visita

Durante a visita conduzida pelo proprietário Fábio Alexandre Favero, os parlamentares conheceram o local e puderam acompanharam como funciona toda a estrutura da cadeia de reciclagem na empresa. Com base no recebimento dos materiais e do trabalho dos catadores que levam os objetos até a empresa, o presidente da Comissão, Givago Ribeiro observou e elogiou a organização do ambiente e disse “Agora vamos avançar com o conhecimento, buscando informações dos tipos de materiais que são reciclados em outras indústrias de Santa Maria”, finaliza. Também participaram do encontro representantes do grupo GT Simbiose.

Integram a Comissão Especial os vereadores Givago Ribeiro (presidente), Danclar Rossato - (vice-presidente) e Ricardo Blattes (relator).


Próximos passos

A próxima reunião está marcada para o dia 01 de outubro, às 8h, no plenário Coronel Valença, Câmara de Vereadores de Santa Maria.


Texto: Márcio Fontoura

Fotos: Gabriel Haesbaert




 
 
 

Opmerkingen


Givago Ribeiro

Santa Maria - RS

bottom of page