COMPOSTAGEM É TEMA DE COMISSÃO ESPECIAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
- Givago Ribeiro BR
- 17 de set. de 2021
- 1 min de leitura

A comissão especial formada pelos vereadores Givago Ribeiro (presidente), Danclar Rossatto (vice-presidente) e Ricardo Blattes (relator), criada para acompanhar e fiscalizar o processo de licitação e destinação de resíduos sólidos em Santa Maria, realizou na manhã desta sexta-feira (17), no Plenário da Câmara, mais uma reunião para tratar o tema.
A reunião contou com representantes da Usina de Compostagem do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o coordenador do projeto, Professor Mauricio Motta, a Professora Suzimary Specht e o Engenheiro Químico, Upiragibe Pinheiro. Na oportunidade foi apresentado aos parlamentares o projeto de ensino de compostagem de resíduos orgânicos e produção de fertilizantes, desenvolvido na instituição.
A compostagem é um processo que transforma restos de alimentos e resíduos orgânicos em adubo, uma destinação final ambientalmente adequada e que reduz a quantidade de material enviado aos aterros.
Com o intuito de buscar novas formas de atuação no tratamento de resíduos para Santa Maria, a Comissão realizou no dia 03 de setembro, uma visita para acompanhar o processo de compostagem já realizado na UFSM, onde sobras de alimentos, cascas, folhas e ervas são alguns dos resíduos coletados, bem como outros aspectos do tratamento dos resíduos.
A reunião contou também com a participação de representantes de entidades ligadas ao tema.
Texto: Márcio Fontoura
Fotos: Gabriel Haesbaert

























Comentários