GIVAGO PROTOCOLA PEDIDO DE MOÇÃO AO COSM
- Givago Ribeiro BR
- 5 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Na manhã desta segunda-feira (5), o Vereador Givago RIbeiro(PSDB), protocolou uma proposição de, "Moção de Congratulação pelos 30 anos do Clube de Orientação de Santa Maria - COSM".
O COSM é vinculado aos órgãos superiores da administração do esporte - a Federação Gaúcha de Orientação – FGO e a Confederação Brasileira de Orientação – CBO, sendo responsável pela organização de eventos em âmbito estadual e nacional. Atualmente o clube conta com um quadro social de mais de 100 sócios, e tem grande relevância na comunidade.
O esporte Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.
Orientação é um desporto distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, uma componente mental e lúdica capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades e unir atletas de todos os gêneros.
Na história
A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.
A Justificativa da Proposição

Fundado no dia 03 de julho de 1991, nas dependências do quartel do 3º Grupo de Artilharia de Campanha (3º GAC AP), Regimento Mallet, do Clube de Orientação de Santa Maria (COSM) completa 30 anos no próximo sábado. Objetivando a divulgação do desporto Orientação na comunidade santa-mariense e a integração com a natureza por meio da prática esportiva, a referida entidade tem se destacado, sendo reconhecida como pioneira e protagonista da ascensão da modalidade no Rio Grande do Sul e no Brasil. Próximos passos Nos próximos dias, a moção deve ser colocada em votação na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Maria.







Comentários