EM BUSCA DE BONS EXEMPLOS
- Givago Ribeiro BR
- 31 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Uma comitiva de Santa Maria-RS formada pelos vereadores, Givago Ribeiro (Líder do Governo PSDB), Manoel Badke (Maneco) e o secretário de Assistência Social, João Chaves foi, no domingo dia 28, ao Paraná e Santa Catarina para buscar bons exemplos para a cidade coração do Rio Grande. A viagem começou por Maringá-PR na busca de exemplos sobre as hortas comunitárias, os restaurantes populares e as boas práticas da assistência social paranaense. Na sequencia, 611km mais tarde, a agenda seguiu em Chapecó.
Maringá - PR
O grupo gaúcho foi recebido em Maringá, na segunda-feira (29) pela equipe da secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, representados por; Fernando Camacho, Sami Messias e Thiago Ciceri, que além de explicar detalhadamente todo o processo de desenvolvimento do projeto de hortas comunitárias, os levaram para conhecer as hortas comunitárias, o viveiro de flores Piatã, a vila olímpica e o restaurante popular. O vice-prefeito, Edson Scabora, também recepcionou os Santa-marienses.
Durante a tarde, a agenda segui pela secretaria de assistência social, onde o secretário João Chaves, buscou informações sobre as cozinhas comunitárias da cidade.
Chapecó-SC
Durante a terça-feira (30), a equipe segui com a agenda pela cidade de Chapecó, em Santa Catarina. O dia começou com reunião na secretaria de assistência social da cidade, com a secretária Elisiani Sanches, sobre o projeto cidade do idoso, as cozinhas comunitárias e os cuidados com as pessoas em vulnerabilidade social. Chapecó é referência em gestão dos moradores de rua e do serviço de cuidado aos idosos. A secretária e sua equipe acompanho Maneco, Givago e João até a Cidade do Idoso, onde puderam conhecer de perto o espaço destinado para esse público.
Durante a tarde, a reunião foi na secretaria de saúde sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS. O grupo que trabalha na execução das Pics apresentou as leis e projetos da cidade, dando conselhos e indicando os problemas que passam durante a implantação dessas alternativas para os idosos.
A quarta-feira (31) é marcada pelo retornou ao Rio Grande do Sul.
Texto e fotos: Gabriel Haesbaert / Jornalista
Assessoria Givago Ribeiro

























































































Comentários